23
Jul
2015

Diagnóstico de Eficiência Energética para Micro e Pequenas Empresas

O Sistema FIRJAN, através do SENAI Rio e em parceria com o SINDISTAL e o SEBRAE, lançou para seus associados o Diagnóstico de Eficiência Energética para Micro e Pequenas Empresas. O programa faz um raio-x personalizado dos processos de cada indústria e permite que os nossos técnicos indiquem as melhores soluções para o uso mais eficiente de energia.

O objetivo é melhorar a produtividade de micro e pequenas empresas em termos de uso de recursos, com enfoque no uso eficiente da água e da energia. O programa é baseado na metodologia de Produção mais Limpa promovida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – ONUDI, que busca melhorar a competitividade do setor industrial mediante opções sustentáveis de uso de recursos.

No diagnóstico, são analisados os processos das indústrias em relação ao uso de água e energia, identificando os pontos mais críticos de consumo. A partir desses dados, são apontadas soluções técnicas e economicamente viáveis, que podem gerar uma economia de até 40% no consumo de energia elétrica.

Para saber mais sobre como funciona o programa e as formas de adesão, entre em contato com o Movimento Sindical FIRJAN, por meio do telefone (21) 2563-4048 ou do e-mail movimentosindical@firjan.org.br

alerta-agua-energia-servicos-diagnostico-eficiencia-energetica.jpg